O calendário virou, fevereiro chegou e, com ele, a liberação de um dinheiro aguardado por milhões de brasileiros. O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa no dia 16 de fevereiro, primeira segunda-feira útil após a data originalmente prevista, que cairia em um domingo.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cerca de 26,9 milhões de trabalhadores devem ser beneficiados neste ano, com a liberação de aproximadamente R$ 33,5 bilhões. Nesta primeira etapa, recebem o pagamento os trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores poderão ser sacados até 30 de dezembro de 2026, quando o calendário será encerrado.
Assim como ocorreu em 2025, o pagamento do abono segue o calendário unificado, válido tanto para trabalhadores da iniciativa privada (PIS) quanto para servidores públicos (Pasep). A liberação do benefício ocorre de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, sempre no dia 15 — ou no primeiro dia útil seguinte, quando a data cair em fins de semana ou feriados.
Veja abaixo o calendário com todas as datas de 2026:
A partir de 2026, entram em vigor novas regras de transição que alteram o critério de renda para acesso ao abono salarial. Antes, tinham direito ao benefício os trabalhadores que recebiam até dois salários mínimos no ano-base. Agora, o teto de renda deixa de acompanhar o salário mínimo e passa a ser corrigido apenas pela inflação (INPC).
Na prática, isso significa que, mesmo com o aumento real do salário mínimo nos próximos anos, o limite de renda para receber o PIS/Pasep crescerá mais lentamente. A expectativa do governo é que, gradualmente, menos trabalhadores se enquadrem nos critérios, restringindo o benefício a quem ganha menos.
Para o pagamento de 2026, terá direito ao abono quem recebeu, em 2024, remuneração média mensal de até R$ 2.765,93.
Segundo o governo federal, a mudança busca conter gastos públicos e garantir a sustentabilidade do programa no longo prazo. A projeção oficial é que, até 2035, apenas trabalhadores que ganharem até um salário mínimo e meio tenham direito ao pagamento.
Para ter direito ao PIS/Pasep, o trabalhador precisa cumprir todos os requisitos abaixo:
Não têm direito ao benefício empregados domésticos, trabalhadores rurais ou urbanos contratados por pessoa física e empregados de pessoa física equiparada a jurídica.
O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço no ano-base. O cálculo é feito dividindo o salário mínimo vigente por 12 e multiplicando pelo número de meses trabalhados.
Com isso, o benefício pode variar de R$ 136 a R$ 1.621, sendo pago integralmente apenas a quem trabalhou durante os 12 meses de 2024.
A consulta sobre o direito ao benefício pode ser feita a partir de 5 de fevereiro pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br. Trabalhadores da iniciativa privada também podem verificar as informações pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal, com depósito automático para quem tem conta no banco ou pela Poupança Social Digital. Já o Pasep, destinado a servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil, com crédito em conta, PIX, TED ou saque presencial.
Em caso de dúvidas, os trabalhadores podem entrar em contato com o Ministério do Trabalho pelo telefone 158 ou procurar uma unidade regional do órgão.
Econômia Governo cria 3ª fase do Desenrola com compra de dívidas pela União
Econômia Bets que continuarem no ar após prazo serão bloqueadas, diz Durigan
MOVE BRASIL Move Brasil: programa de financiamento começa nesta segunda
Economia Governo aumenta etanol na gasolina para 32%; medida divide especialistas e preocupa setor automotivo
Bolsa família App do Bolsa Família ganha novas funções para avisar pendências e detalhar benefícios
Mega-Sena 30 anos Mega-Sena terá apostas exclusivas para sorteio especial de 30 anos a partir deste domingo Mín. 23° Máx. 37°
