O dinheiro começa a aparecer no radar dos contribuintes logo cedo. A Receita Federal abre, a partir das 9h desta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026, que soma mais de R$ 403 milhões em pagamentos.
Ao todo, serão contempladas 182.959 restituições, destinadas tanto a contribuintes com prioridade legal quanto a não prioritários. O crédito bancário está programado para o dia 30 de janeiro, segundo a Receita.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve acessar a página oficial, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Do total liberado neste lote, R$ 250.412.725,27 serão destinados a contribuintes com prioridade legal. A distribuição é a seguinte:
Outras 124.065 restituições serão pagas a contribuintes que não têm prioridade legal, mas receberam preferência por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber o valor via Pix.
Já os contribuintes sem qualquer tipo de prioridade somam 15.951 restituições neste lote.
O site também oferece consulta simplificada e consulta completa por meio do extrato de processamento da declaração, disponível no e-CAC. Caso sejam identificadas pendências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora para corrigir as informações.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones, que permite acompanhar a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.
O pagamento da restituição é feito exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados informados, a Receita Federal permite o reagendamento do crédito pelo Banco do Brasil, em até um ano após a primeira tentativa de pagamento.
O reagendamento pode ser solicitado:
Para solicitar o reagendamento, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após o pedido, o contribuinte deve aguardar a nova tentativa de crédito.
Caso o valor não seja resgatado dentro do prazo de um ano, a solicitação deverá ser feita pelo Portal e-CAC, no caminho: Declarações e Demonstrativos → Meu Imposto de Renda → Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Econômia Governo cria 3ª fase do Desenrola com compra de dívidas pela União
Econômia Bets que continuarem no ar após prazo serão bloqueadas, diz Durigan
MOVE BRASIL Move Brasil: programa de financiamento começa nesta segunda
Economia Governo aumenta etanol na gasolina para 32%; medida divide especialistas e preocupa setor automotivo
Bolsa família App do Bolsa Família ganha novas funções para avisar pendências e detalhar benefícios
Mega-Sena 30 anos Mega-Sena terá apostas exclusivas para sorteio especial de 30 anos a partir deste domingo Mín. 23° Máx. 37°
