O bolso do microempreendedor vai sentir a virada do ano. Com o reajuste do salário-mínimo, o valor da contribuição mensal do Microempreendedor Individual (MEI) aumenta a partir de 2026, impactando milhões de pequenos negócios em todo o país.
A mudança acompanha a atualização do salário-mínimo, fixado em R$ 1.627, conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e publicação no Diário Oficial da União. Como a contribuição do MEI é calculada com base em um percentual do piso nacional, o reajuste é automático e obrigatório.
Com isso, os boletos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), com vencimento no dia 20 de cada mês — o primeiro já em fevereiro de 2026 — passam a ter novos valores. Para a maioria dos microempreendedores, a contribuição mensal varia entre R$ 82,35 e R$ 87,35, de acordo com a atividade exercida.
No comércio e na indústria, o valor será de R$ 82,35. Para quem atua no setor de serviços, a contribuição sobe para R$ 86,35. Já os MEIs que acumulam atividades de comércio e serviços pagarão R$ 87,35 por mês. Esses valores incluem 5% do salário-mínimo destinados ao INSS, além de tributos fixos — R$ 1 de ICMS ou R$ 5 de ISS.
O reajuste é mais significativo para o MEI Caminhoneiro. Nessa categoria, a contribuição previdenciária corresponde a 12% do salário-mínimo, o que eleva o valor mensal para uma faixa entre R$ 196,24 e R$ 200,24, conforme o tipo de carga transportada e o destino das entregas.
Segundo o Sebrae, mesmo com o aumento, a contribuição mantém um dos principais atrativos do MEI: o acesso à Previdência Social. Ao manter os pagamentos em dia, o microempreendedor garante benefícios como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão para dependentes — alguns deles condicionados a um período mínimo de contribuição.
Criado em 2008, o regime do Microempreendedor Individual se consolidou como a principal porta de entrada para a formalização no Brasil. Atualmente, o país soma mais de 13,1 milhões de MEIs ativos, número que representa mais da metade das empresas registradas nacionalmente.
O DAS-MEI pode ser emitido pelo Portal do Simples Nacional ou pelo aplicativo App MEI, disponível para Android e iOS. O pagamento pode ser feito por boleto, PIX, débito automático ou outras opções oferecidas pelas instituições financeiras.
Econômia Governo cria 3ª fase do Desenrola com compra de dívidas pela União
Econômia Bets que continuarem no ar após prazo serão bloqueadas, diz Durigan
MOVE BRASIL Move Brasil: programa de financiamento começa nesta segunda
Economia Governo aumenta etanol na gasolina para 32%; medida divide especialistas e preocupa setor automotivo
Bolsa família App do Bolsa Família ganha novas funções para avisar pendências e detalhar benefícios
Mega-Sena 30 anos Mega-Sena terá apostas exclusivas para sorteio especial de 30 anos a partir deste domingo Mín. 23° Máx. 37°
