O governo federal ajustou a estimativa do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627, ante previsão de R$ 1.631, segundo documentos enviados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento na útima semana.
Os dados atualizados são exigidos para o Legislativo ter base durante as discussões sobre medidas que regulam as contas públicas do próximo ano, como no caso da análise do PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias).
A discussão do texto deve ocorrer nesta quarta-feira (3), na CMO (Comissão Mista de Orçamento), após ser encaminhado pelo Executivo em agosto.
Após a aprovação do PLDO, caso a proposta atualizada avance no Congresso e seja colocada em prática por meio da LOA (Lei Orçamentária Anual), o novo salário mínimo terá um aumento de 7,18% em relação ao valor atual, que é de R$ 1.518.
Os dois fatores determinantes para o cálculo do salário mínimo são o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses — que corrige o valor pela inflação — e o crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo ano anterior ao vigente, cuja variação é limitada a uma banda entre 0,6% e 2,5% desde 2024.
Durante a elaboração da versão da PLDO enviada pelo governo, as expectativas para a inflação de 2025 eram mais altas. Porém, os últimos meses registraram avanço mais lento, com a prévia da inflação de novembro marcando a primeira vez que a inflação ficou dentro do teto da meta oficial.
A
Econômia Governo cria 3ª fase do Desenrola com compra de dívidas pela União
Econômia Bets que continuarem no ar após prazo serão bloqueadas, diz Durigan
MOVE BRASIL Move Brasil: programa de financiamento começa nesta segunda
Economia Governo aumenta etanol na gasolina para 32%; medida divide especialistas e preocupa setor automotivo
Bolsa família App do Bolsa Família ganha novas funções para avisar pendências e detalhar benefícios
Mega-Sena 30 anos Mega-Sena terá apostas exclusivas para sorteio especial de 30 anos a partir deste domingo Mín. 23° Máx. 37°
