Domingo, 11 de Outubro de 2026
33°

Tempo nublado

Pedro Gomes, MS

Cidades IPVA 2026

Boletos do IPVA 2026 começam a ser enviados a partir desta terça-feira (02)

Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 15%.

01/12/2025 às 10h26
Por: Redação
Compartilhe:

A partir desta terça-feira (2), os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul começam a receber, via Correios, os boletos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026. A emissão dos documentos iniciou já nesta segunda-feira (1º) pelo Governo do Estado. Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 15%.

Conforme a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), o pagamento em parcela única deve ocorrer até o dia 5 de janeiro de 2026. Já os parcelamentos podem ser feitos em até cinco vezes, conforme os seguintes vencimentos:

  • 1ª parcela: vencimento no dia 30 de janeiro de 2026;
  • 2ª parcela: vencimento no dia 27 de fevereiro de 2026;
  • 3ª parcela: vencimento no dia 31 de março de 2026;
  • 4ª parcela: vencimento no dia 30 de abril de 2026;
  • 5ª parcela: vencimento no dia 29 de maio de 2026.

O valor de cada parcela do IPVA do veículo usado não pode ser inferior a R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos. O atraso no pagamento de qualquer parcela implica acréscimo de juros de mora e multa, nos termos previstos na Lei nº 1.810, de 22 de dezembro de 1997.

Além disso, o desconto e o parcelamento previsto no decreto não se aplicam aos casos de primeira tributação do veículo, ainda que o recolhimento ocorra no período correspondente aos prazos nele estabelecidos. Considera-se primeira tributação, para veículos novos, aquela cuja incidência do IPVA ocorra na data da:

  • I – aquisição por consumidor ou por usuário final;
  • II – incorporação ao ativo permanente por empresa revendedora ou fabricante.

Como acessar o boleto on-line?

Para quem prefere acessar via internet, o documento está disponível desde o dia 19 de novembro, no site: eservicos.sefaz.ms.gov.br. Para acessar, basta fazer o login com a conta Gov.br. De acordo com a Sefaz, a autenticação com certificação digital aumenta a segurança, garante a proteção de dados e assegura que apenas o proprietário tenha acesso às informações tributárias do veículo.

Contestação

No caso de discordância quanto aos valores consignados na tabela anexa, a impugnação deve ocorrer no prazo de 20 dias, contados da data da ciência da notificação do lançamento do IPVA (conforme os termos do inciso II do caput e dos §§ 3º e 4º do art. 3º da Lei nº 3.476, de 20 de dezembro de 2007).

A contestação estará disponível por meio de acesso restrito ao portal e-Fazenda da Sefaz. No site, acesse o módulo “e-SAP – Solicitação de Abertura de Protocolo”, serviço “IPVA – impugnação do lançamento”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias