A Prefeitura de Pedro Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta terça-feira, (11), a etapa municipal da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social, que neste ano abordou o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
O evento ocorreu nas dependências do CRAS e reuniu trabalhadores da política de assistência, usuários, conselheiros, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os desafios e avanços da área nos últimos anos.
Estiveram presentes o prefeito Delegado Murilo, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanuza Oliveira e os secretários Etenir Felipe e Marcionei, além de representantes da equipe técnica da assistência social. Em sua fala o prefeito Delegado Murilo, que reforçou o papel estratégico das conferências como espaço de escuta e construção democrática:
“Esse tipo de conferência desenvolve a cidade. A população precisa se aproximar da administração, e esse é um caminho. Muitas vezes, é difícil para nós gestores estarmos em cada casa ouvindo cada cidadão, mesmo sabendo que isso é nosso dever. Por isso, abrir a conferência é também abrir as portas da administração para que a população traga suas demandas,” afirmou o prefeito.
A palestra foi conduzida pelo conferencista Sérgio Wandelley Silva, que ofereceu uma explanação abrangente sobre os cinco eixos temáticos da conferência, abordando os principais desafios, dificuldades e propostas de melhorias para o fortalecimento do SUAS em âmbito municipal, estadual e federal. Sérgio também destacou a origem histórica da assistência social, nascida com os monges beneditinos na Idade Média, e reforçou que a essência dessa política é o cuidado, o acolhimento e o compromisso com quem mais precisa.
No período da tarde, os trabalhos se dividiram em grupos por eixo temático, cada um sob a responsabilidade de dois facilitadores. Os grupos debateram e elaboraram, para cada eixo, pelo menos duas propostas municipais, duas estaduais e duas federais, que serão votadas e priorizadas pelos próprios participantes. As propostas aprovadas seguem agora para a etapa estadual, que acontecerá em Campo Grande, representando as demandas locais na construção de políticas públicas em nível mais amplo.
Fonte: Assecom





Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente de Pedro Gomes realiza Semana do Meio Ambiente com ações de conscientização e sustentabilidade
Geral Nota de Pesar: Falecimento de Vanuza do Bronze
Maio Laranja Maio Laranja é encerrado com caminhada de conscientização em Pedro Gomes
Geral Motociclita que sofreu acidente na BR 163 apresenta melhora e deve receber alta na quarta-feira (3).
Concurso Público Após mais de 20 anos, Prefeitura de Pedro Gomes abre concurso público municipal
Geral Prefeito Delegado Murilo recebe atletas classificados para etapa estadual de atletismo 
Mín. 17° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuva