Equipes de Vigilância Sanitária, Zoonoses e Endemias realizaram uma operação conjunta em Pedro Gomes para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika. A ação foi direcionada a pontos estratégicos, empresas e terrenos privados, com foco em eliminar criadores e conscientizar a população.
Os agentes eliminaram recipientes com água acumulada e aplicaram inseticidas em casos necessários. A iniciativa de caráter orientativo e educacional, reforçando a importância da prevenção e da responsabilidade de cada cidadão no combate ao mosquito.
As ações continuarão nos próximos dias, com monitoramento das áreas visitadas e inclusão de novos locais no cronograma. O trabalho preventivo depende diretamente da colaboração da população para garantir a proteção da saúde pública no município.
O Brasil enfrenta um aumento no registro do sorotipo 3 da dengue, que não era predominante desde 2008, o que torna a população mais suscetível à infecção. Dados apontam que, em 2025 Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior previsão de incidência da doença, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins e Paraná.
Diante desse cenário, as ações preventivas em Pedro Gomes são essenciais para proteger a população e evitar surtos em um momento em que o risco é alto em todo o país.
A força-tarefa reforça que a prevenção depende da colaboração de todos e que o combate ao mosquito deve ser contínuo para garantir a saúde pública no município.
Mín. 21° Máx. 28°