Maria Emanuele Alves Pereira de Oliveira, 2 anos, morreu engasgada com uma fruta conhecida como "água pomba". O incidente aconteceu neste sábado (16), na Vila Angélica 2, em Jardim.
A criança estava brincando com os três irmãos, também menores, sob a supervisão dos pais.
Segundo o Jardim MS News, os pais tentaram realizar os primeiros socorros imediatamente.
Com o apoio de um vizinho, Maria Emanuele foi levada ao pronto-socorro do Hospital Marechal Rondon. Apesar de todos os esforços realizados pela equipe médica, a menina não resistiu.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jardim para os procedimentos de praxe. Após a necropsia, foi liberado para o velório, que acontece na capela municipal. O sepultamento está marcado para hoje (17), às 8h30.
SAIBA
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: IVAPOVÓ vem do Guaraní, e significa ”Fruta com polpa muito apegada ao caroço”. Também é chamada de Ibapobó, Água-pomba, Pitomba do Pantanal, Pitomba-ingá, Ingá de Baga e Mamoncillo do Chaco.
ORIGEM: Originaria do Pantanal Mato-grossense, ocorrendo principalmente no estado do Mato Grosso do Sul nas proximidades, na Bolívia e Paraguai. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Melicoccus_lepidopetalus
OBSERVAÇÕES: Espécie muita rara e de ótimos frutos que é praticamente desconhecida no Brasil. Estou cultivando no Sitio Frutas Raras com muito sucesso, embora mostre ter crescimento inicial lento. A foto acima foi cedida pelo amigo Jacob Braun da Argentina. Mais fotos e informações no link: http://arbolesdelchaco.blogspot.com.br/2007/11/coquito-de-san-juan.html
Características: arvore dióica ou monóica (os pesquisadores não entram em acordo) de 5 a 15 metros de altura, com copa cônica ou piramidal, compacta e de folhagem perene. O troco é curto e canelado (com lombo e caneletas), com casca fina descamando em placas desiguais, de coloração acinzentada.
As folhas são compostas, alternas, paripinadas (como pena), com 1 ou no máximo 2 pares de folíolos brilhantes, medindo 7 a 16 cm de comprimento; Os folíolos são glabros (sem pelos), cartáceo (como cartolina), obovada (com forma de ovo invertido, com a parte mais larga voltada para o ápice) e oblonga (mais longa que larga) medindo 6 a 13 cm de comprimento por 1,5 a 2,8 cm de largura.
As flores nascem em racemos (tipo da cacho) no ápice dos ramos) com raque (ramo de suporte) central medindo 5 a 12 cm de comprimento, contendo flores pequeninas em contorno. Os frutos são drupa (com uma só semente) carnosas de 2 a 3 cm de diâmetro com coloração creme quando totalmente madura.
Mín. 22° Máx. 34°